E lá vamos nois!

Já estou (de novo) no meu estado de pseudo-hiperfoco, um estado que depois que eu descubro uma forma nova de fazer algo que eu já faço eu fico biru-teteia das ideias e só paro quando fico entediado!

A bola da vez é o Deno Deploy, um serviço de serverless deployment do pessoal do Deno, o mesmo pessoal que faz o SSG que eu uso, o Lume!

A parte legal disso tudo é que a forma que você trabalha com os projetos do Deno Deploy é a partir de 2 formas:

  1. Um repositório no Github;
  2. Um playground.

No caso de você usar um repositório pré-existente, o que você vai precisar fazer é configurar um workflow que faz todo o processo de deployment e upload para o Deno Deploy, o que é mais fácil do que parece na verdade, o próprio Deno Deploy tem uma interface para facilitar a criação desse workflow e na documentação tem um exemplo disponível.

O resultado final é um projeto seu no ar, hosteado pelo Deno Deploy!

Eu mesmo acabei de fazer o meu primeiro deploy do LumeCMS no Deno Deploy! O que me permite fazer a criação e a edição do conteúdo do meu site usando um painel de administração!

Eu acho muito bacana quando as ferramentas que eu uso formam um ecosistema fechadinho e bem polído.

Os playgrounds são uma boa forma de experimentar com o Javascript/Typescript e até mesmo com o famoso React. Inclusive, eu tenho um projeto no ar em que eu uso o React com JSX e PicoCSS para fazer um blog usando apenas 1 arquivo Javascript.

Não é nada sério e também nada prático, principalmente levando em conta que o Lume e o Jekyll existem. Mas, ainda assim ele é uma boa forma de aprender a usar essa ferramenta vida diretamente do capeta mano Zuckerberg.

Enfim, isso é tudo o que eu tenho a dizer por enquanto, fui!