A mais ou menos 3 dias, me surgiu uma vontade de voltar a usar o Emacs. Não sei muito bem o porquê, mas o que posso dizer é que desde então comecei a configurar ele.

Diferente da última vez que eu configurei o Emacs, eu quis fazer com que essa configuração seja basicamente um substituto a minha configuração do Neovim, o que significa que eu vou precisar instalar alguns pacotes.

Preciso de alguns, não de muitos

Uma característica do Emacs é que ele tem praticamente tudo o que você precisa pré-instalado, então muitas das coisas que eu tenho na minha configuração do Neovim pode ser replicada com uma simples linha de Elisp.

Na verdade, muitas das coisas que a minha configuração do Neovim tem foram adicionadas para imitar a minha antiga configuração do Emacs, como por exemplo o Which-key.

Além de substituto do Neovim, um substituto do meu sistema inteiro...

A minha segunda intenção com o Emacs é deixar ele num ponto onde eu não precise sair dele, a menos que seja absolutamente necessário.

O que não é muito difícil, visto que já fiz isso no passado, então é só uma questão de tempo até eu conseguir replicar o meu antigo setup.

Por enquanto, o que eu tenho em mente para adicionar agora é o org-present (pacote para fazer slides em arquivos .org) e o bongo (um pacote que é um player de música).

Um ambiente de trabalho integrado e confortável

Uma das coisas que mais me deixou com saudades do Emacs foi o quão integrado tudo pode ser.

Tudo o que você precisa, dentro de 1 programa, com apenas 1 key-choord de distância.

Uma das coisas que eu fazia na época em que o meu site era feito usando org-mode (sim, isso aconteceu) era editar um post, e apertar uma tecla de atalho que eu tinha para exportar e abrir o navegador na página que eu estava editando.

A sentimento que isso dava era o de estar em um ecossistema de desenvolvimento, era simplesmente incrível.

E é óbvio que eu quero restaurar aquele "ecossistema" que eu tinha, e na verdade já estou relativamente perto de conseguir. Só mais alguns ajustes e pronto!

Fin

Bem, hoje eu quis fazer um post bem rapidinho, então não vou me extender demais aqui. Até o próximo post!