Esse não é o tipo de assunto que eu costumo fazer um post sobre, mas acho que vale a penar comentar um pouco.

Bom, para começar, a minha distro favorita é a Alpine. Ela é simples, rápida, versátil e também é beeem pequena. Mas tem umas coisas que são um pouco chatas nela, pelo menos por enquanto. Coisas como:

pacotes não disponíveis para ela, a musl tendo uma atualização que quebra a compatibilidade com alguns programas, certas coisas precisarem de muito mais configurações do que outras distros e etc. Além disso, eu estou usando o 1Password, e ele simplesmente não abre mais no Alpine. Porque o Musl removeu certas funções "antiquadas" em favor de outras mais seguras, o que quebrou a compatibilidade de um monte de coisa de uma vez só.

Não acho que vá demorar muito até isso ser corrigido, mas, por enquanto pelo menos, eu não vou usar o Alpine. No lugar eu usarei o Xubuntu.

Mais leve que o padrão e pode ficar ainda mais enxuto.

O instalador mais novo da Canonical te permite fazer uma instalação "mínima", o que no caso do Xubuntu, que já é mais leve que o Ubuntu padrão, faz dele algo quase que equivalente ao Alpine, depois de executar o script:

$ setup-desktop xfce

O que faz do Xubuntu, em termos de usabilidade e praticidade, superior ao Alpine para mim. Até mesmo com a minha configuração (o meu rice, como seria chamado na comunidade linux) com o Sway, ele se comporta de forma que o Alpine, porém mais... estável.

E sim, eu estou usando o meu setup nesse exato momento, aqui, uma screenshot:

Uma coisa sobre essa screenshot:

O código que está sendo mostrado é um post sendo escrito usando a linguagem de programação Hare. Eu fiz uma versão inteira do meu blog usando ela, mas, como já dá para perceber, não estou usando ela no momento.

Enfim

Eu nem sei muito bem o porquê de eu estar escrevendo esse post, eu não estou falando nada de relevante aqui. Mas, de qualquer forma, acho que isso faz bem para mim.

Até o próximo post!