Tô usando o Proton

Depois de aproximadamente 1 ano, eu criei uma nova conta no Proton. Um serviço de e-mail/calendário online/VPN/cloud storage/gerenciador de senhas/carteira de bitcoin, enfim, um serviço que foca em prover basicamente as ferramentas que comumemte utilizamos com mais frequência do Google (Gmail, Google Calendar, Google Drive, Google Passwords) com aquela pitada de privacidade que só a mão do Shaquille O'Neal consegue fazer.

Por que?

Nas últimas semanas eu comecei a voltar ao meu antigo estilo de vida sem o Google, o fato de eu ter conseguido um emprego foi um facilitador nesse aspecto. No dia do aniversário do meu irmão, eu troquei de celular com ele, dando o meu Poco M4 Pro para ele e ficando com o Moto G52 dele.

Essa não foi a primeira vez que a gente fez isso, na verdade na primeira vez que fiz isso com ele foi porque o Moto G52 possui uma ROM oficial da LineageOS disponível, e digamos que quando eu descobri isso eu tive uma ativação neural e no mesmo dia a gente fez essa troca. E claro, eu coloquei a Lineage no G52.

Enfim, vou cortar um pouco da história e pular para o presente. Depois que eu fiquei com o G52 com a Lineage instalada novamente, eu comecei a fazer uma especie de "detox digital", mas eu não estava deletando contas, eu estava desvinculando o Google delas. Porém, uma coisa que estava sendo uma pedra no meu caminho era o Gmail, e bem, eu tenho e-mails alternativos, mas os servidores deles são lentos o suficiente para que eu basicamente só leia um e-mail 1 hora depois que eu "recebi" ele.

Tendo isso em mente, eu criei uma nova conta no Proton, que dentre várias coisas, também me dá acesso a 10 e-mail aliases. O que me permite remover o Gmail da jogada, e mesmo as coisas que não estão (ainda) usando aliases não ficam presas no limbo, já que o Proton me permite receber os e-mails do Gmail, no Proton, ou seja, eu não preciso nem mesmo abrir o Gmail para ler os e-mails que chegam por lá.

Mudanças no armazenamento

Ano passado, quando eu tinha uma conta no Proton, o armazenamento era bem limitado, somente 1Gb (depois de fazer uma configuração na conta, o padrão era 512Mb) era disponível. Esses 1Gb eram compartilhado entre o serviço de e-mail/calendário e o de cloud storage. Não sei se já ficou claro, mas 1Gb não é lá muita coisa para um serviço de cloud storage, muito menos quando isso é compartilhado com outros serviços.

Mas, com a nova conta que criei ainda hoje, eu reparei que no serviço de e-mail o armazenamento continua sendo de 1Gb, porém o serviço de cloud storage se inicia com 3Gb! Podendo ser aumentado para 5Gb depois de seguir um passo a passo de configuração!

Isso é algo que eu simplesmente não tava esperando, mas é uma mudança mais que bem vinda, porque eu posso mover os arquivos que eu tinha no Google Drive para cá com muito mais folga.

Uma senha praticamente impossível de digitar para a minha conta do Google

Eu também estou dificultando ao máximo o meu login do Google, praticamente tornando impossível que eu faça login sem utilizar o KeePass, o que por sua vez, faz com que eu deixe de utilizar um sistema que não seja uma distro linux, no caso do meu pc, ou a LinageOS, no meu celular.

O KeePassXC havia lançado a +/- 2 meses atrás uma função que te permite criar passkeys utilizando o próprio KeePassXC, o que elimina a necessidade de um celular com a Google impregnada ou um iPhone. Óbviamente eu já passei a limpa em todas as contas que eu usava uma passkey da Google e gerei novas usando o KeePassXC.

Tudo isso me deixa cada vez menos dependente do Google, o que é algo que sinceramente qualquer pessoa deveria tentar fazer. Não só com o Google, mas com basicamente qualquer uma dessas empresas que até um idoso de 90 anos reconhece de tão popular.

Fin

Enfim, acho que já tagarelei demais.

Até o próximo post!