Só pode tá de sacanagem.

Não é possível isso. Logo depois de ter feito uma configuração do Neovim, e ter feito um post inteiro sobre isso, me aparece um tal de Helix. E ele é praticamente tudo o que eu gostei do Neovim, só que sem precisar sair caçando plugins, muito menos ter que configurar eles.

Deixa eu explicar isso direito.

O Helix, assim como o Neovim, é um editor de código modal, no estilo do Vim, a diferença é que o Helix toma como base a movimentação do Kakoune. Você não precisa conhecer o Kakoune, tudo o que você precisa saber é que a movimentação do Kakoune é levemente diferente do Vim e é também mais ergonômica.

Dito isso, o Helix já começa tendo uma boa vantagem em questão de uso, mas isso não é tudo: O miserável tem a pachorra de ter tudo o que eu implementei via plugins no Neovim, NATIVAMENTE.

Não só isso como todas as coisas que eu nem cheguei a implementar na minha configuração do Neovim, JÁ FUNCIONAM SEM NENHUMA CONFIGURAÇÃO.

Coisas como:

  • Suporte ao Treesitter
  • Integração com LSP’s
  • Integração com Git

São coisas nativas, já pré-configuradas e que não precisam de customização mínima para nenhuma.

Tudo o que eu precisei fazer para que essas coisas funcionassem foi instalar os programas. Se eu não quisesse, não teria a necessidade de customizar nada, porque tudo funciona sozinho, eu só preciso usar sem nem me preocupar com isso. Isso me lembra até mesmo o VSCode um pouco, você só precisa instalar ele e usar, acabou.

E mesmo com tudo isso, o Helix ainda é extremamente rápido. Coisa de milisegundos para inicializar, mesmo com uma configuração relativamente extensa como a minha.

Mas a verdade, é que nem o VSCode é tão simples, você ainda vai ter que instalar um plugin eventualmente, e claro, você também terá de que sacrificar toda sua memória ram e bateria.

Tudo o que eu preciso é nativo, mas e se eu quiser algo mais?

Bem, é aqui que mora a maior desvantagem do Helix: Ele não tem suporte a plugins. É, isso é meio chato, você só pode fazer aquilo que é nativo e que pode ser usado. Ainda assim não é um problema para mim, porque com a excessão de customizações da aparência da interface mais avançadas, todo o resto são coisas que já vêm acompanhadas do Helix.

Até mesmo temas, eu não sei exatamente o porquê, mas tem mais de 100 paletas de cores para escolher, olha, eu não sei você, mas eu tô muito mais que satisfeito com esse catálogo nativo.

A movimentação

Olha, eu gosto e muito da movimentação do Vim, mas cara, a movimentação do Helix tá em outro patamar na minha opinião. Não me refiro a eficiência mas sim ergonomia, e até em questão de lembrar dos comandos.

Eu simplesmente estou amando a forma de se movimentar no Helix, é uma junção de memória muscular do Vim com algo que é simplesmente mais intuitivo, eu não tenho palavras para descrever o quão bom é isso.

Deixa eu dar um exemplo melhor

No Vim, para deletar uma linha inteira, eu preciso estar no modo normal e digitar dd, o primeiro “d” significa “delete”, ok, tudo bem até aqui, mas me fala uma coisa: O que caralhos é o segundo “d”?

Eu sei desse comando por pura memória muscular, não porquê é intuitívo. Ela não segue nem o padrão dos comandos de deletar algo como o dw, que deleta a próxima palavra (Delete Word) nem a de deletar uma paravra que está atrás do cursor, db (Delete Backwords).

Enquanto isso, no Helix, você tem um comando que seleciona uma linha, x, e um que deleta o que tá selecionado, d, e é isso. Não tem segredo, você só aperta xd e pronto, você deletou uma linha.

Esse não é o único exemplo de um comando ter teclas de ação ruins no Vim, ainda tem coisas como o u que desfaz a última modificação, e para refazer você aperta Ctrl-r, quem foi que teve essa ideia? No Helix, o u faz a mesma coisa, mas para refazer você aperta Shift-u, que é muito melhor pelo simples motivo de você assimilar a tecla u como a tecla de desfazer/refazer. Ela segue a mesma lógica do clássico Ctrl-z e Ctrl-Shift-z, e ainda assim é mais natural e ergonômica do que a implementação do Vim.

Vou migrar do Neovim para o Helix?

Eu não sei dizer se vou com toda a certeza deixar de usar o Neovim, mas o que eu posso dizer é que a chance é extremamente alta. O Helix tá sendo o que o Neovim foi pra mim em relação ao Vim, mas para fins de simplicidade, eu vou parafrasear a mim mesmo aqui:

Em 3 horas eu cheguei em uma configuração que é extremamente rápida, confortável, modular, e claro, agradável aos olhos[...]

A diferença aqui é que eu não passei 3 horas configurando, eu passei 15 minutos.

Fin

Bem, é isso, te vejo no próximo post!